Olá, futuros escritores. Hoje venho por meio deste post trazer um assunto importante para futuras obras que usem de temas um pouco obscuros.
Este assunto é Pesquisa. Trago esse assunto principalmente pelo lixo erótico 50 Tons de Cinza, escrito por Erika Leonard James(a.k.a E.L. James). Um livrinho sem noção que "se baseia" em BDSM sem qualquer base no assunto. Na wikipedia fala que envolve BDSM, mas não vi nada de BDSM naquele livrinho. Parecia mais uma história pura de estupro, já que o tema foi totalmente deturpado.
Pois bem, chega de falar deste lixo, vamos ao real assunto deste post. Se for escrever sobre qualquer tema que seja, pesquise muito bem sobre o mesmo. Procure saber tudo sobre o tema, já que alguns temas tem assuntos bem complexos, como o BDSM, por exemplo.
Para pesquisar, procure livros, assista filmes, veja videos, tudo relacionado ao assunto que pretende escrever sobre.
Exemplos:
->R.L. Stine, quando escreveu os livros da série Goosebumps(Calafrios), utilizou seus medos de infância para uma base para escrever os livros.
->Tom Clancy, o maior novelista quando o assunto é ficção politico-militar, usou de sua experiência nas forças armadas para desenvolver Jack Ryan, Splinter Cell, Net Force Explorers, Ghost Recon, Rainbow Six, entre várias outras obras.
A questão é que em temas que tem princípios básicos, deve-se ao máximo seguí-los para dar mais credibilidade ao seu material.
Exemplos:
>>Não se destrói um tanque de guerra com apenas uma carga de C4, é preciso várias para isso.(Tom Clancy).
>>Não é possível sobreviver a uma queda quando se é jogado por um monstro de dois metros em extrema força(R.L. Stine, universo Goosebumps).
>>Telepatia entre gêmeos até pode ser possível, mas muitos crêem que não(Rosy Ocampo, universo Cúmplices de um Resgate).
>>Garotas bad-ass também tem algumas fraquezas(Jade)(Brilhante Victória).
>>Timidez é comum ao pisar em um palco pela primeira vez(Julie e os Fantasmas).
Outro caso de falta de pesquisa que me lembrei agora é justamente a novela da Globo Geração Brasil, a qual mostra o personagem Davi, o hacker de HTML e os códigos TODOS em português. JAMAIS se hackeia algo com português.
Ou seja, pesquise muito antes de tratar sobre algum assunto, seja ele complexo ou não. Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário