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Blog criado com o intuito de ensinar novos escritores a fazer uso dos temas tratados aqui em suas histórias.

domingo, 21 de setembro de 2014

Escolha Sua Aventura: #3 - Forrmato Interativo, Como Fazer Usando Twine(Parte 1)?

Olá, futuros escritores. Na terceira postagem desta série sobre ESAs*, irei lhes ensinar como fazê-los utilizando um software para ficção interativa chamado Twine. Existem outros softwares nos quais dá pra fazer um ESA*, mas o Twine facilita muito esta tarefa, é bem mais fácil que fazer em PowerPoint ou Flash. Na próxima postagem da série, irei lhes ensinar como fazer ESAs no PowerPoint, só não ensinarei em Flash pois é muito complicado.

Primeiramente, baixe o aplicativo Twine por aqui. Em seguida, instale-o em seu computador e clique no ícone do mesmo("r" verde e azul) para abrir o software. Com o mesmo aberto, o Twine lhe apresentará uma janela com três quadrados intitulados Start, StoryTitle e StoryAuthor. Vamos conhecer o que são estes quadrados:
Start: Primeira "cena" da história. Ao abrir o arquivo que contém a história no navegador, o que estiver escrito ali será apresentado.
StoryTitle: O nome de sua história. Será mostrado todo o tempo no quadro à esquerda da tela.
StoryAuthor: Nome do autor da história. Neste caso, você. Será exibido abaixo do título da história, no quadro do lado esquerdo.

Com este conhecimento básico em mãos, vamos conhecer a edição dos quadros. Dê um duplo-clique(dois cliques) no quadro escrito Start. Uma janela se abrirá com três caixas de texto:
Primeira caixa - Passage Name: Nome da parte da história que será apresentada(o nome não é mostrado na tela)(será útil na hora de mapear a história).
Segunda caixa - Tags: Não sei muito bem como isto funciona, mas acho que é para pesquisar dentro do Twine. Neste caso, deixe em branco por enquanto.
Terceira Caixa: Conteúdo da Parte. É isto aqui que será exibido na tela.

Ok, tirado isto do caminho, vamos prosseguir. Escreva uma pequena introdução na terceira caixa de texto de Start e em seguida, feche essa janela.
Dê um duplo-clique em StoryTitle e coloque o nome de sua história na terceira caixa de texto. Feche e dê um duplo-clique em StoryAuthor, colocando seu nome na terceira caixa de texto.
Feche essa janela e clique em Build>Test Play(ou pressione CTRL+T). Uma aba se abrirá em seu navegador.
O nome de sua história será exibido no quadro à esquerda, seguido de seu nome em baixo. À direita, o conteúdo da passagem Start será mostrado. No menu à esquerda, temos a opção restart, serve para reiniciar a história. Dê uma lida, feche a aba do navegador e vamos aprender mais.
Clique em Story>New>Passage. A janela das três caixas de texto será mostrada, a diferença é que a primeira caixa de texto estará em branco. Nesta, você pode colocar o que quiser na primeira caixa de texto. Coloque "CenaDois", só para testar. Só StoryTitle, StoryAuthor e Start que não podem ser mudados, lembre-se disso!!!

Agora, aprenderemos a criar links entre as passagens. Feche essa nova passagem e abra a Start.
Na caixa de conteúdo(terceira caixa de texto), vá no fim do conteúdo e digite "[[Próximo|CenaDois]]". Na primeira parte antes do "|" é o que vai ser mostrado na tela. Depois do "|", é o nome da passagem destino(a próxima). Se estiver tudo certo, vai aparecer em azul. Se a passagem não existir, vai ficar vermelho.

Ao fechar a passagem Start, você notará uma seta apontando de "Start" para "CenaDois", quer dizer que as passagens foram linkadas. Ao testar(CTRL+T), você verá que ao clicar em Próximo, avançará. Agora, quantos links cada passagem pode ter? Vários, mas quanto mais links, maior sua história ficará.

Exemplo, vamos supor que você está escrevendo uma história que se passa em um parque de diversões assombrado/amaldiçoado e depois de Start, a escolha seria entre "Avançar Para os Brinquedos" ou "Ir para as lojas de souvenir", ficaria assim:
[[Ir para a loja de souvenirs|lojasouvenirs]](supondo que o nome(1º caixa) da passagem seja este).
[[Avançar para brinquedos|brinquedos]]. Lembre-se: Ficou vermelho, a passagem não existe. Ao fechar a janela, o Twine vai perguntar se você quer criá-la(até isso ele faz por você, veja como é fácil, lol).

Vamos à formatação do texto. Pegue uma palavra do texto de Start e coloque aspas únicas(''brinquedo'') como o exemplo em parênteses. Aspas únicas significa negrito.
Itálico: //palavra//
Sublinhado: __palavra__

Ao ter sua história finalizada, clique em Build>Build Story, selecione a pasta para salvar a história e um nome. Salvará com <nomedahistória>.html(onde <nomedahistória> é o nome de sua história). Incrivelmente, ele salva só UM arquivo .html, é para colocar em um site para as pessoas lerem(seu site).

Bom, esse é o básico sobre Twine. Nas próximas postagens, complementarei este tutorial com parâmetros e outras coisas do Twine e ensinarei a fazer um ESA em PowerPoint. Até as próximas postagens da série, galera.

*ESA: Escolha Sua Aventura(também conhecido como CYOA em inglês).

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