Olá, futuros escritores. Sejam bem-vindos à segunda parte de minha série sobre o gênero Escolha Sua Aventura. Nesta parte, irei lhes ensinar como fazer um ESA(Escolha Sua Aventura) em formato livro(físico/eletrônico). leve em conta as dicas que deixei em O que é para escrever.
Botando a mão na massa:
Vamos aprender como fazer um livro Escolha Sua Aventura em formato livro (físico/ eletrônico), também chamado de Gamebook. Primeiramente, prepare seu editor de texto do jeito que gosta. Configure parágrafos, margens e fontes. Não se esqueça também de ajustar o espaço de parágrafos(recomendo 1 cm) e ligar a numeração de páginas(se você não sabe como fazer, treine isto antes de prosseguir com nosso tutorial).
Na primeira página, seria a capa, mas não usaremos capa por enquanto, então, comece na primeira página mesmo. Segundo, pensemos em uma história, uma que seria bom ter múltiplos caminhos. Vamos supor que seja uma história de terror em um parque de diversões amaldiçoado. Agora, pensemos nos finais. Quantos teremos? Dois? Três? Ou mais? Suponhamos que a escolha seja dois finais, um bom e um ruim(o leitor chegará no final ruim se fizer as escolhas erradas).
Pense então em quantas páginas serão lidas entre cada escolha que o leitor terá de fazer. Nas escolhas, coloque mais ou menos como o exemplo(sem as setas, são apenas para destaque):
>>Para desligar todos os brinquedos do parque, vá á página ##.(Onde ## é o número da página que tem a ação a ser feita(desligar os brinquedos).
Dica Valiosa: Para deixar páginas em branco(será necessário para que o livro não fique de uma forma linear), utilize a função Quebra de Página em seu editor de texto(jamais utilize ENTER para deixar páginas em branco, te atrapalhará muito).
Nenhum comentário:
Postar um comentário