Info sobre o blog:

Blog criado com o intuito de ensinar novos escritores a fazer uso dos temas tratados aqui em suas histórias.

sábado, 27 de junho de 2015

Textos Opinativos: Vencendo o Bloqueio Criativo

Olá, futuros escritores. Tudo certo? Hoje lhes trago uma dica boa para vencer o bloqueio criativo. Escrever textos opinativos. Primeiro, o que é um texto opinativo? Textos opinativos são aqueles que você expõe suas opiniões sobre determinados assuntos. São mais comuns naquelas provas longas e chatas chamadas de Vestibular e ENEM.
Como funciona um texto opinativo?
Os autores da prova dão um tema para escrever e você escreve sobre ele dentro do limite de linhas descrito no enunciado, que normalmente é entre 15 e 20 linhas(não se conta a linha de título e a que vem em seguida).
Como achar temas para textos opinativos? Utilize um agregador de notícias como o Google News, o site da BBC, CNN, G1 ou R7. Neles quase sempre tem um tema polêmico a ser discutido nestes textos.
Normalmente, no texto opinativo, se toma partido de um lado ou outro, então, é assim:
No começo do texto(as primeiras 5 linhas), tem sua decisão. Em seguida, a argumentação e por fim, a conclusão.
Decisão: Parte na qual você define sua decisão de acordo com o tema do texto.
Argumentação: Após a decisão, você deve explicar o POR QUÊ de sua decisão, apresentando pontos que clarifiquem e justifiquem seu ponto de vista.
Conclusão: Chamada de fase final da redação, nela, você deverá concluir seu raciocínio, tomando por base a parter 1(decisão) e a parte 2(argumentação)
Está certo que as correções de texto em provas como o ENEM nem sempre são imparciais, mas mantenha seu ponto de vista e exija revisão caso tenha zerado a redação, já que receber zero por expor ponto de vista contrário não é justo e fere o direito de liberdade de expressão.
Uma redação que nós chamamos de Textbook Perfect, que são aquelas que são sempre a favor da maioria ou do governo lhe farão se passar como idiota e sem opinião pra nada. Mantenha seu ponto de vista, mesmo que seja contra a maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário