Info sobre o blog:

Blog criado com o intuito de ensinar novos escritores a fazer uso dos temas tratados aqui em suas histórias.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dicas: Como Escrever

Olá, futuros escritores. Hoje lhes darei algumas dicas de como escrever, como ter idéias, como começar, etc.
Vamos lá:
Questões
1-Começando a escrever: Como ter idéias?
As ideias surgem por causa de um filme, jogo, livro, série ou qualquer outra mídia que, por ventura, você faça uso. Mas, nem sempre teremos ideias que achamos boas, e aí? Como fazer? É aí que vem um aplicativo online chamado plot generator. Ele gera uma sinopse da história para você. Tente escrever pelo menos três ou quatro páginas sobre o assunto. Se não der certo, assista um filme, leia um livro, HQ ou mangá, ou jogue algum jogo no computador ou videogame. Quem sabe isso pode lhe ajudar a ter idéias.
2-Sempre que tento escrever, acabo travando pelo bloqueio criativo. Como evitar isso?
Neste link, lhe dei dicas as quais peguei do booklet do autor R. L. Stine sobre bloqueio. Reforço uma das dicas: Faça notas, cheat sheets, entradas de diário, etc. Agora, darei minhas próprias dicas:

Dicas
A primeira dica é: Faça resumo. Siga o modelo na citação abaixo:
Modelo de Resumo: A Maldição do Piano da Morte:
Capítulo I - Introdução de Adrienne e Aline.
Capítulo II - Adrienne descobre sobre o piano.
Capítulo III - Ela é afetada pela maldição.
Capítulo IV - Chamada pela prima, Aline se submete por espontânea vontade à maldição.
Capítulo V - Juntas e prestes a enfrentar o mesmo destino, as duas partem numa jornada para anular a maldição e salvar a si mesmas.
Capítulo VI(Final) - Elas viajam à um templo localizado no Tibet e descobrem que o piano vinha dali. Ali continha um segredo de como anular a maldição. Elas arrancam a corda B6(piano de cauda, com cordas), anulando toda a maldição e salvando suas vidas. FIM.
(Plot pego do plot generator, mas o final fui eu que fiz). Sei que parece infantil, mas foi a idéia que veio do Plot Generator. Vale a pena para uma história pequena.
O segredo do resumo é por o nome do capítulo, e em seguida, o que acontece nele, assim:
Capítulo I - Apresentação das personagens.
Resumindo sua história, fica fácil escrever.

Segunda Dica: Procure outras palavras para escrever. Utilize expressões diferentes que significam a mesma coisa.

Terceira Dica: Terminou a história? Revise, faça assim:
Primeira Revisão: Procure por erros ortográficos.
Segunda Revisão: Edite a história para melhorar a parte estética, mudando palavras repetidas, expressões e diálogos. Retire expressões que não façam parte do idioma no qual a história está escrita.
Terceira Revisão: Procure por erros que possam ter sido deixados na segunda revisão.
Revisão Final: Entregue sua história completa a um beta-reader e peça para que lhe aponte caso alguns erros ainda tenham permanecido. Ao corrigir, utilize as funções de numeração de linhas no OpenOffice/MS Word. Guie-se pelas informações dadas a você pelo beta-reader.
Feita a revisão final, publique no Widbook ou tente autopublicar sua obra.

Quarta Dica: Faça booklet relacionado a sua história, caso deseje fazer uma série. O booklet reúne todas as informações necessárias para continuar, como nomes de personagem, informações de ambiente, etc. Utilize o aplicativo Twine para fazer o booklet. Fica bem legal, eu já testei. Coloque também o resumo das histórias no booklet. Mantenha-o apenas com você. Faça upload do booklet(<nomedobooklet>.tws e <nomedobooklet>.html) no Dropbox ou OneDrive, nunca se sabe quando precisará formatar o computador.

Quinta Dica: Procure um programa bom para escrever histórias, como yWriter, Scrivener ou Storybook. O Twine também é uma escolha, mas não é tão bom para histórias lineares, já que não dá suporte a exportação para ODT, DOC, PDF ou EPUB.

Sexta Dica: Baixe o Calibre E-Book Management e use-o para organizar suas histórias. Irei explicar em outra postagem como fazer isto.

Bom, estão aí as minhas dicas. Até o próximo post.

OBS: Resumo e Sinopse são coisas diferentes: Resumo é a história inteira em poucas linhas e não deve ser distribuído. A Sinopse é uma introdução da história. Os leitores utilizam a sinopse para ler ou não a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário